Sistema Gestão

No âmbito do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) incluem-se as actividades de pré-impressão, impressão e acabamentos desenvolvidas nas instalações da sede da empresa. Na sua estrutura existe um departamento de Qualidade e Sustentabilidade constituído por um elemento responsável por coordenar e manter as acções do SGA. Este departamento é responsável por, periodicamente, identificar e controlar os aspectos ambientais, a legislação e outros requisitos aplicáveis e cumprimento da política, através dos diversos procedimentos do SGA. É responsável também pela análise do desempenho ambiental e desenvolvimento dos Programas de Gestão Ambiental (PGA) adequados à melhoria contínua, conforme os requisitos da ISO 14001:2004 e Regulamento (CE) n.º 1221/2009 (EMAS III).

Os chefes de cada sector são também fundamentais no SGA pois são os responsáveis por assegurar a manutenção dos requisitos através do fornecimento de informação de desempenho referente ao seu sector e por assegurar o cumprimento das acções do PGA. Existe também uma equipa de manutenção composta por 2 elementos com formação para actuar em caso de ocorrência de derrames, desenvolvendo também acções de carácter preventivo.

Todos os anos, de acordo com a Política e dos Aspectos Ambientais significativos, é definido um PGA onde são estruturados os objectivos e metas. A eficácia do cumprimento desse PGA, dos requisitos das normas de referência e dos requisitos legais é avaliada de forma exaustiva em cada sector, no mínimo uma vez por ano, através da realização de auditorias. Todas as “Não Conformidades” e “Observações” constatadas nas auditorias dão origem a acções preventivas, acções correctivas ou acções de melhoria, que são depois comunicadas a todos os sectores de modo a assegurarem a eficácia da sua implementação.

Com o objectivo de melhorar de forma contínua o desempenho do sistema de gestão, anualmente é realizada uma reunião de revisão pela gestão, onde, de acordo com a eficácia do desempenho de todos os processos de gestão, são redefinidos novos objectivos e metas.


Voltar atrás