História

A Nova Gráfica é uma pequena e média empresa que se dedica às artes gráficas desde Setembro de 1982. Iniciou com quatro sócios: Laudalino Carreiro Amaral, José Ernesto de Chaves Resendes, João Manuel Cabral Rodrigues e Jorge Manuel Ferreira Medeiros.

Passados 7 anos começou a adquirir equipamentos de impressão offset. Em 1995 adquiriu participação na empresa Açorgráfica Artes Gráficas Lda, oferecendo desta forma um maior leque de serviços (para além dos trabalhos comerciais passou a efectuar obras de maior tiragem como livros, jornais e revistas). Em 1996 investiu em equipamentos de pré-impressão e em 1999 fez um grande investimento em imobilizado, com a aquisição de uma máquina de impressão digital (na altura a terceira melhor do país).

Em 2000, juntamente com o investimento para aumento da capacidade produtiva (máquina alcear, agrafar e dobrar, corte trilateral automatizado, guilhotina trilateral), dá-se início ao processo de implementação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a NP EN ISO 9001:2000. Com o crescente aumento da capacidade produtiva, foi inevitável a ampliação das instalações em mais de 500 m2. Em 2003 procedeu-se à reconversão do método de revelação de chapas através da aquisição de um sistema “Computer-to-plate” e de uma processadora com o formato 70*100. Este processo foi melhorado 2 anos depois com a aquisição de um novo sistema, cujo modelo foi o primeiro na Península Ibérica. Nesse mesmo ano foi adquirida mais uma máquina de impressão a 5 cores com verniz, que fez da Nova Gráfica a empresa gráfica com o parque mais moderno e tecnologicamente desenvolvido dos Açores

Em 2006 dá-se início à expansão da Nova Gráfica para o Grupo Central, com a abertura de uma delegação no concelho da Madalena, na ilha do Pico. Dimensionada para a realização de pequenos trabalhos e para dar apoio aos clientes desta zona dos Açores.

Em finais de 2007, a Nova Gráfica adquire a empresa Publiçor, passando esta a fazer parte do Grupo Nova Gráfica. No ano seguinte, a 14 de Fevereiro, a Nova Gráfica obtém uma nova certificação em Sistema de Gestão Ambiental, pela NP EN ISO 14001:2004, integrando-o com o Sistema de Gestão da Qualidade já implementado.

Posteriormente, a empresa implementou a Norma de "Normalização e Gestão da Cor" segundo a ISO 12647-2:2007, tornando-se a primeira empresa portuguesa com esta certificação. Além desta certificação, também obteve o registo EMAS III (Eco-Managment and Audit Scheme) juntando-se ao restrito leque de empresas nacionais com esta distinção.

Quanto ao pessoal empregue na empresa, são na sua maioria de classe etária jovem, a média ronda os 32 anos para um total de 29 colaboradores e cuja formação em artes gráficas foi adquirida na sua maioria dentro da própria empresa. Para além da aposta na formação interna dos novos membros, a empresa solidificou os seus quadros superiores com a contratação de mão-de-obra especializada, nomeadamente de 3 jovens licenciados.

A Nova Gráfica é uma das maiores empresas da indústria gráfica dos Açores e uma das 100 maiores do país.


Voltar atrás